Em estoque
R$8,00
-
+

Simule esse frete e prazo

Fittonia albivenis (Lindl. Ex Veitch) Brummitt 

Sinônimos

Adelaster albivenis Lindl. ex Veitch
Fittonia argyroneura Coem.
Fittonia verschaffeltii (Lem.) Van Houtte
Fittonia verschaffeltii var. argyroneura (Coem.) Regel
Fittonia verschaffeltii f. argyroneura (Coem.) Voss
Gymnostachyum argyroneurum (Coem.) J.Verschaff.
Gymnostachyum verschaffeltii Lem.

Planta Mosaico

Magnífica folhagem ornamental com suas incríveis cores, com certeza são um espetáculo de cores e variedades, nem precisa florescer para chamar a atenção e encher de vida qualquer ambiente.

A Planta Mosaico, assim popularmente é conhecida devido a sua grande variedade de padrão com nervuras em suas folhas.

Ocorre da América Central até América do Sul, sendo predominante no Peru, as Fittonias (Planta Mosaico) ou ainda Fittonia albivenis, pertence à família botânica Acanthaceae, com centenas de espécies com potencial produtivo e econômico muito promissor.

Terrários e Decoração

As Fittonias são ideais para paisagismo e montagem de terrários até mesmo fechados ou em composição com outras plantas e nas mais diferentes formas e tamanhos, ocupam pouco espaço podendo decorar prateleira, mesas, lavabos entre tantos outros, basta usar sua criatividade. Com certeza ela é a escolha perfeita para ambientes internos, tem boa tolerância a ambientes mais sombreados ou meia sombra, é uma escolha perfeita para os que desejam trazer um pouco da Natureza.

As Cores

Atualmente há muitas cultivares de planta-mosaico disponíveis no mercado, com tamanhos variados, folhas pequenas e uma infinidade de combinação de tons de verde, vermelho, rosa e até amarelo. As folhas também podem ter margens lisas ou onduladas.

Floresce ao final do verão, despontando espigas eretas, acima da folhagem, com flores pequenas que vão desabrochando aos poucos da base em direção ao topo e são protegidas por brácteas verdes.

Como Cuidar

Cuidar das Fittonias é simples, importante evitar o Sol direto e ventos encanados, pois ocorre a evaporação e a desidratação da planta, a tornando sem consistência, pois para sua folhagem, como ocorre com tantas outras espécies, se nota que a planta murcha, porém na maioria dos casos, com uma rega abundante consegue se recuperar rapidamente.

Os vasos de plástico apesar de simples são a melhor opção para reter mais umidade, embora não sejam muito decorativos, mas com uso de Cachepots certamente o arranjo será mais decorativo e atraente.

Aprecia a temperatura amena e a umidade no ambiente. Em locais de inverno frio, é importante evitar as temperaturas abaixo de 15°C e com o calor excessivo é preciso ter cuidado aumentando as regas, que devem suprir as necessidades da planta, pois não tolera que seu substrato fique completamente seco.

A multiplicação das Fittonias ocorrem através da divisão das touceiras ou através de estaquias, onde as ponteiras são cortadas e plantadas isso também auxilia no adensamento da folhagem com o surgimentos de novas brotações laterais.

As novas ponteiras poderão ser colocadas em recipientes com água, para que seu enraizamento ocorra com maior eficiência. É importante lembrar de trocar a água com frequência, para que não haja o desenvolvimento de larvas da dengue. Quando notar um bom número de raízes desenvolvidas na água, a muda poderá ser plantada em terra.

Em resumo, o pequeno porte, a facilidade de cultivo, e a grande variedade de cores e padrões, são características que tornam a fitônia ou planta mosaico uma aquisição irresistível para decorações, lembrancinhas ou simplesmente aos que amam essas preciosidades da Natureza.

Planta
Forma de Entrega Aconselhada Para Planta Sedex - Indicado para envios com Urgência e para Plantas que podem sofrer com a demora na entrega. O prazo de entrega se conta a partir da postagem., Transportadora - Entrega Expressa., Motoboy Entrega Livre., Moboboy Entrega Agendada., Retirar na Loja Física. Deve aguardar a confirmação do pedido e liberação para retirada, enviamos essas confirmações via e-mail., Faça compra de Produtos e Plantas separadamente.
Prazo de Entrega O prazo de entrega é conforme sua localidade e forma de envio escolhido, lembre-se que esse prazo se conta após a postagem de sua encomenda., Os pedidos começam a ser preparados geralmente no próximo dia útil quando fins de semana e feriados.
Sugestão Manejo no Recebimento da Planta Verifique a embalagem, não receba caso esteja avariada., Não replante imediatamente, salvo se receber plantas em raízes nuas., Não exponha a planta a grande luminosidade imediatamente., Pulverize periodicamente as plantas conforme necessidade para mantê-las hidratadas, quando receber em raízes nuas., Se necessário, use produtos como enraizadores, minimizando o stress e facilitando adaptação da planta., Mantenha a planta conforme recebeu quando envasada, posteriormente faça seu replante.
Registro Renasem Sem Registro.
Vídeo No Youtube dessa Planta Breve teremos o vídeo com mais detalhes dessa planta, acesse nosso canal.
Planta Origem Divisão.
Imagem da Planta Imagem Meramente Ilustrativa.
Idade da Planta 2,5" - Pote 06., Floração prevista até 1 Ano.
Continente Origem América Central., América do Sul.
País Origem Bolívia., Costa Rica., El Salvador., Equador., Peru.
Gênero Espécie (Nativa) - Obtida através de Sementes ou Meristema de plantas Nativas e Selecionadas, com sua origem genética de plantas que ocorrem na Natureza.
Classificação Exótica - Planta e/ou Flor que em sua forma de crescimento ou formato, fora do padrão.
Tamanho da Planta 10 cm aproximadamente., Medidas Aproximadas na Altura. (Base da Planta até Ponta da Folha).
Porte da Planta Pequeno., Com o tempo de cultivo, forma lindas colônias., A imagem do produto mostra um exemplo de crescimento. Por favor, note os detalhes reais na descrição do item.
Biomas Floresta Tropical.
Habitat Terrestres - Substrato Arenoso e rico em nutrientes, cultiva muito bem em Vasos. As orquídeas Terrestres, podem ser cultivadas em sua maioria com Substrato das Epífitas
Clima Tropical - Média térmica de 25°C, com índices pluviométricos entre 1000 e 2000 mm/Ano. Invernos com umidade baixa e Verão chuvoso, temperaturas elevadas e baixa variação, umidade entre 70 e 90%.
Altitude Até 1200 metros.
Florada Indeterminado, podendo florir mais de uma vez por Ano.
Quantidade de Flores 1 flor consecutiva à outra por haste.
Tamanho da Flor 0,4 cm. diâmetro aproximadamente
Odor da Flor Sem Odor.
Cor Predominante Cor à confirmar.
Durabilidade da Flor Flores de média Substância - Média Durabilidade., 10 dias aproximadamente.
Inflorescência Multi - (muitos) Floral.
Pedúnculo Cacho Floral ereto Composto.
Folhagem Folhagem Naturalmente Pintada no Desenvolvimento se Fixando.
Folhagem Caduca Não.
Sombreamento 70% Sombreamento., Tela Sombreamento protege contra o excesso de luz e risco de queimadura do Sol., Tela Termorrefletora 35%., Tela Fotoconversora 35%.
Plantio Vaso Plástico., Para Área Interna., Para Área Externa., Use em Área Urbana > Casas, Escritórios, Prédios e Condomínios., Use em Área Rural > Fazendas, Sítios e Chácaras.
Substrato para Plantas Substrato Turfa de Sphagnum., Substrato Perlita., Substrato Terra Vegetal., Substrato Pedrisco., Substrato Areia Grossa Lavada., Faça a opção, conforme seu ambiente.
Regas Úmidas - regar de 4 à 7 vezes por semana (não deve secar)., Dia frio ou quente, aguarde o melhor momento mais quente ou fresco do dia para rega., Havendo necessidade molhe somente o substrato ou raízes, evite molhar a folhagem.
Umidade Ambiente 90% Umidade Relativa.
Fertilização Líquido, Pó ou Granulado - NPK 20-20-20 - Usado para Manutenção., Aplicação Foliar Quinzenal - Pulverizar em toda a planta semanalmente, conforme orientação fabricante., Adubação Orgânica Mensal - Usar conforme orientação fabricante.
Ventilação Suave.
Dificuldade de Cultivo Pouca Experiência.
Risco Doença Abiótica Sem o Risco Doença Abiótica. é quando a doença é desencadeada por um agente não-vivo. Como fatores ambientais (umidade, frio, calor excessivo, poeira).
Forma Envio Embaladas em Caixas de Papelão, individualizadas e identificadas., Geralmente no Vaso.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
Ruim           Bom